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Crónica dos livros (ʺO Varre Canelhasʺ)

Fernando Pessoa

O Jornal , 15 de abril de 1915, p. 3.

  • CRÓNICA dos livros

    O VARRE CANELHAS
    Novelo Transmontano,
    por Joaquim
    Leitão

    A obra, se fôrmos a aquilata-la por um criterio esthetico superior, resultará por certo de pouco relêvo e importancia. Mas, se a considerarmos dentro das fronteiras do trabalho meramente inteligente e honesto, e por uma bitola fornecida, não diremos pela benevolencia, mas pela compreensão do que se pode normalmente esperar, não teremos impulso critico senão de dirigir ao autor o elogio sincero ― se bem que, nas circumstancias, relativo ― que a realisação da novela nos parece merecer.

    Novela, propriamente, não a ha, pois que falte o nexo construtivo, nem haja artificio de sintese que torne unidade e estrutura a dispersão impressionista d’estas paginas. Tampouco a obra se salienta pelo cuidado intuitivo ou cauto na engrenagem entrepenetrada da ação e do dialogo. O certo, porém, é que da leitura fica uma noção forte e dura da paisagem e do homem de Traz-os-Montes, e que em certos trechos ― como no terceiro capitulo da primeira parte ― ha mais alguma cousa, talvez, do que apenas isto. O facto de nunca termos estado em Traz-os-Montes investe-nos da precisa competencia extra-critica para poder séntir isto. Pode ser que, se houvessemos errado por tal provincia, achassemos falsa a impressão do autor desta novela. É mesmo certo que achariamos falsa, Mas, nem n’essa hipotese, nem agora, isso teria, ou tem, importancia. Todas as impressões são falsas. Por isso basta que sejam belas.

    No que respeita a estilistica, a novéla do sr. Joaquim Leitão está escrita com aquela facilidade e comunicabilidade simpática que a reportagem superior frequentemente radica nos seus práticos. Não se vá lêr nisto que colocamos a obra o nivel intelectual do alto jornalismo. Corre nas veias da novéla melhor sangue espiritual do que esse.

    Fernando Pessoa.

  • CRÓNICA dos livros

    O VARRE CANELHAS
    Novelo Transmontano,
    por Joaquim
    Leitão

    A obra, se formos a aquilatá-la por um critério estético superior, resultará por certo de pouco relevo e importância. Mas, se a considerarmos dentro das fronteiras do trabalho meramente inteligente e honesto, e por uma bitola fornecida, não diremos pela benevolência, mas pela compreensão do que se pode normalmente esperar, não teremos impulso crítico senão de dirigir ao autor o elogio sincero ― se bem que, nas circunstâncias, relativo ― que a realização da novela nos parece merecer.

    Novela, propriamente, não a há, pois que falte o nexo construtivo, nem haja artifício de síntese que torne unidade e estrutura a dispersão impressionista destas páginas. Tão-pouco a obra se salienta pelo cuidado intuitivo ou cauto na engrenagem entrepenetrada da ação e do diálogo. O certo, porém, é que da leitura fica uma noção forte e dura da paisagem e do homem de Trás-os-Montes, e que em certos trechos ― como no terceiro capítulo da primeira parte ― há mais alguma cousa, talvez, do que apenas isto. O facto de nunca termos estado em Trás-os-Montes investe-nos da precisa competência extracrítica para poder sentir isto. Pode ser que, se houvéssemos errado por tal província, achássemos falsa a impressão do autor desta novela. É mesmo certo que acharíamos falsa, Mas, nem nessa hipótese, nem agora, isso teria, ou tem, importância. Todas as impressões são falsas. Por isso basta que sejam belas.

    No que respeita a estilística, a novela do sr. Joaquim Leitão está escrita com aquela facilidade e comunicabilidade simpática que a reportagem superior frequentemente radica nos seus práticos. Não se vá ler nisto que colocamos a obra o nível intelectual do alto jornalismo. Corre nas veias da novela melhor sangue espiritual do que esse.

    Fernando Pessoa.

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    • Fernando Pessoa
    • Joaquim Leitão