English|Português|Deutsch

Seja bem-vindo ao portal de edição digital da obra de Fernando Pessoa!

Nascido de uma colaboração entre investigadores do projeto Estranhar Pessoa, sediado no IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição), na Universidade Nova de Lisboa, e do CCeH (Cologne Center for eHumanities), da Universidade de Colónia, este portal oferece um acesso privilegiado aos documentos que compõem a obra de Pessoa.

A edição, que combina procedimentos da crítica genética e da edição social, é acompanhada pelo acesso às imagens dos originais. Este acesso é facilitado por um motor de busca e a transcrição de cada documento, resultante da codificação eletrónica dos textos, oferece a possibilidade ao leitor de definir ele próprio o modo de edição em que pretende ler os textos.

Numa primeira fase, o portal apresenta a edição das listas de projetos editoriais de Fernando Pessoa, elaboradas entre 1913 e 1935, assim como da poesia publicada pelo autor em vida, em periódicos, a partir de 1914. Esta edição permite entender a relação entre o caráter potencial da obra e o que dela foi efetivamente publicado. Índices dos documentos, publicações, obras e géneros permitem traçar a sua cronologia.

Este trabalho foi financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), no âmbito do projeto Estranhar Pessoa (PTDC/CPC-ELT/4587/2012), e pelo CCeH.

Apresentamos uma versão da página ainda em construção (versão BETA), em que o corpus da poesia publicada em vida está já disponível na totalidade e as listas de projetos editoriais se encontram apenas parcialmente disponíveis, vindo a ser disponibilizadas de forma gradual.

Instituto de Estudos de Literatura
                                                Tradicional Fundação para a Ciência e a Tecnologia Cologne Center for eHumanities Institut für Dokumentologie und Editorik Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
                                                Universidade Nova de Lisboa Biblioteca Nacional de Portugal Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Sepúlveda, Pedro e Henny-Krahmer, Ulrike (eds.). Edição Digital de Fernando Pessoa. Projetos e Publicações. Coordenação editorial por Pedro Sepúlveda, coordenação técnica por Ulrike Henny-Krahmer. Lisboa e Colónia: IELT, Universidade Nova de Lisboa e CCeH, Universidade de Colónia 2017. <http://www.pessoadigital.pt>