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Balança de Minerva — aferição

Fernando Pessoa

Teatro — Jornal D'Arte 1, 22 de novembro de 1913.

  • Balança de Minerva

    AFERIÇÃO

    Destina-se esta secção á critica dos maus livros e especialmente á critica d’aquelles maus livros que toda a gente considera bons. O livro, consagrado por qualidades que não tem, do homem consagrado por qualidades com que outros o pintaram; o livro d’aquelle que, tendo creado fama, se deitou a fingir que dormia; o livro do que entrou no palacio das Musas pela janella ou colheu a maçã da sabedoria com o auxilio d’um escadote — tudo isto se pesará na Balança de Minerva.

    Claro que a razão do titulo Balança de Minerva é a circunstância de Minerva não ter balança nenhuma. Vagamente absurdo, leva este titulo em si a definição d’um modo-de-ver que escolhe o onde oppor-se a todos para ter razão inutilmente. A consciencia do esforço inutil e do trabalho perdido ainda é uma das grandes emoções estheticas que restam a quem se preocupa com as cousas que ainda restam.

    A critica, de resto, é apenas a forma suprema e artistica da maledicencia. É preferível que seja justa, mas não é absolutamente necessário que o seja. A injustiça, aliás, é a justiça dos fortes. No fundo isto é tudo bondade. Dizer mal d’um livro é o único modo de dizer bem d’elle. Se é mau, faz-lhe justiça; se é bom põe-o na evidencia que os livros bons merecem. E, no fim de tudo, nada d’isto tem importancia, porque os livros bons leva-os a Historia ao collo para casa. E quanto aos maus — criticar é apenas abrir-lhes a cova e resar-lhes em cima da ultima descida o latim que fallava Juvenal. Ás vezes é com sete pás de elogios que esta justiça mortal melhor se sella.

    A justificação ultima da critica assim bem entendida é o satisfazer a função natural de desdenhar, função tão natural como a de comer e que é de boa hygiene de espirito satisfazer cuidadosamente. Quem sente vontade de desdenhar não deve atar-se á cobardia de julgar isso feio, nem vender-se á infamia de ir desdenhar o que os outros desdenham, abdicando assim da sua individualidade, gregario.

    As horas passam devagar e pesa em tedio a consciencia d’ellas. Buscar o conforto no desprezo é não só o nosso dever para com o desprezo, mas tambem o nosso dever para com nós-proprios. Espetar alfinetes na alma alheia, dispondo esses alfinetes em desenhos que aprazam á nossa atenção futilmente concentrada, para que o nosso tédio se vá esvaindo — eis um passatempo deliciosamente de critico, e ao qual juramos fidelidade.

    Traduzindo isto para a metaphora que dá cor a esta secção, pretendemos dar a entender que o nosso uso da Balança de Minerva limitar-se-ha, na maioria dos casos, a dar com ella — pesos e tudo — na cabeça do criticado. Isso, de resto, não deve preocupar ninguem. Quem tiver de ser immortal pode sel-o mesmo com a cabeça partida. O ser immortal é a unica das preocupações anti-sociaes que não faz mal a ninguem. E visto que o futuro raras vezes dá por ella, não é demais que o presente algumas vezes dê n’ella.

    Fernando Pessoa.

    A tiragem impressa de Teatro — Jornal D'arte terá sido muito reduzida, pelo que se revelou até ao momento impossível localizar os números da publicação. Por ese motivo, seguimos aqui a reprodução do texto no livro de João Rui de Sousa Fotobibliografia de Fernando Pessoa (Sousa 1988, p. 40).
  • Balança de Minerva

    AFERIÇÃO

    Destina-se esta secção à crítica dos maus livros e especialmente à crítica daqueles maus livros que toda a gente considera bons. O livro, consagrado por qualidades que não tem, do homem consagrado por qualidades com que outros o pintaram; o livro daquele que, tendo criado fama, se deitou a fingir que dormia; o livro do que entrou no palácio das Musas pela janela ou colheu a maçã da sabedoria com o auxílio dum escadote — tudo isto se pesará na Balança de Minerva.

    Claro que a razão do título Balança de Minerva é a circunstância de Minerva não ter balança nenhuma. Vagamente absurdo, leva este título em si a definição dum modo-de-ver que escolhe o onde opor-se a todos para ter razão inutilmente. A consciência do esforço inútil e do trabalho perdido ainda é uma das grandes emoções estéticas que restam a quem se preocupa com as coisas que ainda restam.

    A crítica, de resto, é apenas a forma suprema e artística da maledicência. É preferível que seja justa, mas não é absolutamente necessário que o seja. A injustiça, aliás, é a justiça dos fortes. No fundo isto é tudo bondade. Dizer mal dum livro é o único modo de dizer bem dele. Se é mau, faz-lhe justiça; se é bom põe-no na evidência que os livros bons merecem. E, no fim de tudo, nada disto tem importância, porque os livros bons leva-os a História ao colo para casa. E quanto aos maus — criticar é apenas abrir-lhes a cova e rezar-lhes em cima da última descida o latim que falava Juvenal. Às vezes é com sete pás de elogios que esta justiça mortal melhor se sela.

    A justificação última da crítica assim bem entendida é o satisfazer a função natural de desdenhar, função tão natural como a de comer e que é de boa higiene de espírito satisfazer cuidadosamente. Quem sente vontade de desdenhar não deve atar-se à cobardia de julgar isso feio, nem vender-se à infâmia de ir desdenhar o que os outros desdenham, abdicando assim da sua individualidade, gregário.

    As horas passam devagar e pesa em tédio a consciência delas. Buscar o conforto no desprezo é não só o nosso dever para com o desprezo, mas também o nosso dever para com nós próprios. Espetar alfinetes na alma alheia, dispondo esses alfinetes em desenhos que aprazam à nossa atenção futilmente concentrada, para que o nosso tédio se vá esvaindo — eis um passatempo deliciosamente de crítico, e ao qual juramos fidelidade.

    Traduzindo isto para a metáfora que dá cor a esta secção, pretendemos dar a entender que o nosso uso da Balança de Minerva limitar-se-á, na maioria dos casos, a dar com ela — pesos e tudo — na cabeça do criticado. Isso, de resto, não deve preocupar ninguém. Quem tiver de ser imortal pode sê-lo mesmo com a cabeça partida. O ser imortal é a única das preocupações antissociais que não faz mal a ninguém. E visto que o futuro raras vezes dá por ela, não é demais que o presente algumas vezes dê nela.

    Fernando Pessoa.

    A tiragem impressa de Teatro — Jornal D'arte terá sido muito reduzida, pelo que se revelou até ao momento impossível localizar os números da publicação. Por ese motivo, seguimos aqui a reprodução do texto no livro de João Rui de Sousa Fotobibliografia de Fernando Pessoa (Sousa 1988, p. 40).
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