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Luís de Montalvor

Fernando Pessoa

O Imparcial , 13 de janeiro de 1927.

  • Luiz de Montalvôr

    Ha duas espécies de poetas — os que pensam o que sentem, e os que sentem o que pensam. A terceira espécie apenas pensa ou sente, e não escreve versos, sendo por isso que não existe.

    Aos poetas que pensam o que sentem chamamos românticos; aos poetas que sentem o que pensam chamamos classicos. A definição inversa é igualmente aceitavel.

    Em Luiz de Montalvôr (Luiz da Silva Ramos), autor de um livro Poemas a aparecer em breve, a sensibilidade se confunde com a inteligencia — como em Mallarmé, porém diferentemente — para formar uma terceira faculdade da alma, infiel ás definições. Tanto podemos dizer que ele pensa o que sente, como que sente o que pensa. Realiza, como nenhum outro poeta vivo, nosso ou estranho, a harmonia entre o que a razão nega e o que a sensibilidade desconhece. O resultado — poemas subtis, irreais, quasi todos admiraveis — pode confundir os que esperam encontrar na originalidade um velho conhecimento, e no imprevisto o que já sabiam. Mas para os que esperam o que nunca chega, e por isso o alcançam, a surpresa dos seus versos é a surpresa da propria inteligencia em se encontrar sempre diferente de si mesma, e em verificar sempre de novo que cada homem é, em sua essencia, um conceito do universo diferente de todos os outros. E como, visto que tudo é essencialmente subjectivo, um conceito do universo é ele mesmo o proprio universo, cada homem é essencialmente criador. Resta que saiba que o é, e que saiba mostrar que o sabe: é a essa expressão, quando profunda, que chamamos poesia.

    Não nos ilude Luiz de Montalvôr na expressão essencial dos seus versos: vive num mundo seu, como todos nós; mas vive com ida num mundo seu, ao passo que a maioria, em verso ou prosa, morre o universo que involuntariamente cria.

    Palavras estranhas, porém verdadeiras. Como poderiam ser verdadeiras se não fôssem estranhas?

    FERNANDO PESSOA

  • Luís de Montalvor

    Há duas espécies de poetas — os que pensam o que sentem, e os que sentem o que pensam. A terceira espécie apenas pensa ou sente, e não escreve versos, sendo por isso que não existe.

    Aos poetas que pensam o que sentem chamamos românticos; aos poetas que sentem o que pensam chamamos clássicos. A definição inversa é igualmente aceitável.

    Em Luís de Montalvor (Luís da Silva Ramos), autor de um livro Poemas a aparecer em breve, a sensibilidade se confunde com a inteligência — como em Mallarmé, porém diferentemente — para formar uma terceira faculdade da alma, infiel às definições. Tanto podemos dizer que ele pensa o que sente, como que sente o que pensa. Realiza, como nenhum outro poeta vivo, nosso ou estranho, a harmonia entre o que a razão nega e o que a sensibilidade desconhece. O resultado — poemas subtis, irreais, quase todos admiráveis — pode confundir os que esperam encontrar na originalidade um velho conhecimento, e no imprevisto o que já sabiam. Mas para os que esperam o que nunca chega, e por isso o alcançam, a surpresa dos seus versos é a surpresa da própria inteligência em se encontrar sempre diferente de si mesma, e em verificar sempre de novo que cada homem é, em sua essência, um conceito do universo diferente de todos os outros. E como, visto que tudo é essencialmente subjetivo, um conceito do universo é ele mesmo o próprio universo, cada homem é essencialmente criador. Resta que saiba que o é, e que saiba mostrar que o sabe: é a essa expressão, quando profunda, que chamamos poesia.

    Não nos ilude Luís de Montalvor na expressão essencial dos seus versos: vive num mundo seu, como todos nós; mas vive com ida num mundo seu, ao passo que a maioria, em verso ou prosa, morre o universo que involuntariamente cria.

    Palavras estranhas, porém verdadeiras. Como poderiam ser verdadeiras se não fossem estranhas?

    FERNANDO PESSOA

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    • Fernando Pessoa
    • Luís de Montalvor
    • Stéphane Mallarmé