English|Português|Deutsch

Documentação

Considerações sobre aspetos editoriais desta edição digital encontram-se em Sobre o projeto, enquanto a informação detalhada sobre o modelo de dados, a codificação TEI e a infraestrutura técnica pode ser consultada aqui.

Codificação TEI

A concretização da edição digital tem por base principalmente standards XML e tecnologias relacionadas.

As transcrições dos documentos, das publicações e dos metadados correspondentes estão codificadas segundo os standards da Text Encoding Initiative (na versão TEI-P5).

A adaptação das normas TEI específica do projeto é descrita aqui.

Setup técnico e workflow

O setup técnico e o workflow são esboçados na seguinte figura:

Setup técnico e workflow

Setup técnico e workflow

O workflow pode ser dividido em quatro passos principais: (1) interpretação, (2) representação, (3) transformação e (4) apresentação.

Os documentos são primeiro transcritos e codificados segundo as normas TEI.

Os documentos TEI são administrados num repositório GitHub, situado em https://github.com/cceh/pessoa, de modo a que as suas versões possam ser verificadas e para tornar possível que membros da equipa trabalhem nos ficheiros TEI de forma colaborativa.

Os facsímiles dos documentos são guardados separadamente num servidor de imagens.

Os ficheiros master do repositório GitHub são guardados numa base de dados XML (eXist-db), onde estão inseridos numa aplicação que gera o portal da edição. Os ficheiros de imagem também estão incluídos nesta aplicação através de um visualizador de imagens (OpenSeadragon).

A aplicação é principalmente baseada em ficheiros XQuery e XSLT, que produzem as páginas do portal e que servem para transformar os documentos TEI em documentos HTML. Para além disso, são usadas CSS stylesheets para orientar o estilo do portal e dos documentos editados digitalmente.

Para a criação do portal foram usados alguns componentes integrados na base de dados eXist: o framework CSS Bootstrap, a biblioteca em JavaScript JQuery e o Templating Framework de eXist.

Sepúlveda, Pedro, Ulrike Henny-Krahmer e Jorge Uribe (eds). Edição Digital de Fernando Pessoa. Projetos e Publicações. Lisboa e Colónia: IELT, Universidade Nova de Lisboa e CCeH, Universidade de Colónia 2017-2021. Versão 1.0. <http://www.pessoadigital.pt/pt/project/documentation>. DOI: 10.18716/cceh/pessoa.